Saint Augustine – A primeira cidade dos Estados Unidos

Apenas uma hora e cinquenta minutos de Orlando, Saint Augustine é um destino que surpreende qualquer um pelo seu estilo que remonta ao período colonial.

Fundada em 1565 pelo primeiro governador da Flórida, Pedro Menéndez de Avilés, Saint Augustine é a cidade mais antiga dos Estados Unidos e foi batizada com esse nome após os navios do governador – carregando colonizadores, suprimentos e tropas a partir da Espanha – avistarem os primeiros sinais de suas terras no 28 de agosto, o dia de Santo Agostinho.

Seu passado é extremamente rico e remonta a períodos extremamente importantes para a história americana como, por exemplo, a Época Dourada da Pirataria e a Guerra Civil Americana. Uma das histórias marcantes desses períodos ocorreu em 27 de Maio de 1586, onde logo após o início da Guerra Anglo-Espanhola, o corsário inglês Sir Frances Drake saqueou e reduziu a cidade às cinzas.

Com a aproximação da frota de Drake,  composta por 23 navios e 19 embarcações de apoio carregando no total cerca de mil soldados, o Governador Pedro Menéndez e os moradores da cidade não tiveram outra opção a não ser fugir para salvar suas vidas. Após desembarcarem em terra sem maiores problemas, os ingleses saquearam toda a cidade e encontraram 14 canhões de artilharia fabricados em bronze e um baú com 2.000 ducados de ouro, uma quantia que equivale hoje a 926 mil reais. Antes de partirem, atearam fogo em todas as construções e destruíram todas as plantações.

 

Castillo de San Marcos
O Castillo de San Marcos, construído a partir de 1672.

 

Anos após, em 1668, a cidade sofreu novamente uma invasão pirata, desta vez muito mais sangrenta e liderada pelo pirata Robert Searle. Na calada da noite, o seu grupo atracou silenciosamente no porto e atacou a cidade enquanto seus moradores dormiam, matando cerca de 60 pessoas e saqueando prédios do governo, residências e igrejas. Os resultados dessa invasão foram tão devastadores que o governo espanhol ordenou a criação de um gigantesco forte construído em rochas, o Castillo de San Marcos.

 

Searle’s Sack of St. Augustine
Encenação da invasão histórica de St. Augustine.

 

Esse evento foi tão marcante para a história de Saint Augustine que todos os anos, no mês de Junho, a cidade realiza o evento ‘Searle’s Sack of St. Augustine’, uma encenação da invasão. Além disso, o Castillo de San Marcos existe até hoje e pode ser visitado em qualquer período do ano!

 

Informações Adicionais

Searle’s Sack of St. Augustine
É um evento gratuito e geralmente tem inicio no Fountain of Youth Park. Visite o site da Historic Florida Militia, organizadora do evento, para obter maiores informações a respeito de datas e horários.

Castillo de San Marcos
O monumento é mantido pela U.S. National Park Service e está aberto praticamente todos os dias do ano, exceto no Dia de Ação de Graças (quarta quinta-feira de novembro) e no Natal. O horário de funcionamento é das 8:45 até as 17:15, sendo a admissão permitida até as 17:00. O valor da entrada é de U$10,00 para adultos e gratuito para crianças acompanhadas. Visite o site da NPS para maiores informações.

 

Como chegar

A partir de Orlando: Siga pela I-4E até a saída para a I-95N no sentido Jacksonville. Na saída 311, tome a FL-207 em direção a St Augustime Beach/Palatka. Esse trajeto possui pedágios. Caso possua um aparelho de GPS, adicione as coordenadas 29°53′41″N 81°18′52″W.